sábado, 31 de janeiro de 2009

O tempo o dirá

A Sofia foi o fruto de uma decisão difícil. Foi-lhes dito, na altura em que se anda nas nuvens e não se imagina outra coisa que não a perfeição, que a sua filha por nascer tinha um problema. E, nessa altura em que o castelo desaba, em que lhes é perguntado se, posto isto, optariam por prosseguir a gravidez, a resposta foi "sim". Conhecendo os riscos, conhecendo os problemas potenciais e os prováveis. É talvez das decisões mais difíceis de tomar, e que ninguém tem o direito de questionar. E a Sofia nasceu, alguns meses depois, portadora de uma deficiência grave que lhe exigiu duas grandes cirurgias. E foi crescendo e aprendendo tudo passo a passo, entre as visitas frequentes a vários hospitais.
E de repente aconteceu. De um momento para o outro, a Sofia não estava bem. Chorava muito, não respondia a nada, simplesmente não estava bem. Foi levada à Urgência, e ao chegar surgiam dados novos. A boca ao lado, a assimetria da face, a suspeita de que teria um AVC. Daquelas coisas que só acontecem aos velhotes, queremos nós achar. Mas não. A Sofia teve um AVC com ano e meio de vida, consequência directa do problema com que nasceu.
Depois vêm as perguntas, como vai recuperar, se vai recuperar, perguntas que nos fazemos a nós próprios, médicos, e que os pais nos fazem a seguir. Perguntas para as quais não há respostas, "só o tempo o dirá, mãe, temos que ter esperança e saber esperar"... E depois vem o agravamento, e já não é só a face é também o braço. E a ressonância magnética, péssima, horrível, desoladora. Meio cérebro morto "e a outra metade, doutor?", não sabemos, "pode recuperar tudo, às vezes é assim com as crianças", mas leram-me o desalento nos olhos, porque lhos mostrei. Porque não lhes posso prometer que sim, que vai ser bom, que vai correr e saltar daqui a uns meses.

domingo, 18 de janeiro de 2009

Keith

Keith Jarret, o mais bizarro pianista de todos os tempos, e há quem afirme o melhor. Mas está certamente lá em cima...

quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

Histórias

E dapooois, avô café. E dapooois, o cuco "cucu"! E dapooois, avô café.

domingo, 4 de janeiro de 2009

sexta-feira, 2 de janeiro de 2009

Autoconfiança

Sabemos que o nosso filho é autoconfiante q.b. quando ao abrirmos a boca admirados com uma das suas saídas ele diz, com ar enjoado: "Qu'é?"