terça-feira, 28 de março de 2006

Tira B

Ao longo do curso de Medicina e do Internato Geral passei por muitos serviços médicos, de vários hospitais diferentes, onde tive oportunidade de trabalhar com médicos muito particulares: com os mais teóricos e os mais práticos, com os mais humanos e os mais desumanizados, com os mais e menos interessados, motivados ou não. Uns gostam do que fazem, outros não, uns mais honestos e outros que nem tanto. Para uns eu era mão-de-obra, para outros um aprendiz.

Mas quero, porque o merecem, em jeito de desabafo ou talvez de elogio, falar da Equipa médica com quem trabalhei nos últimos 7 meses. Uso a maiúscula porque foram a única equipa verdadeiramente digna desse nome com quem trabalhei. Centrados acima de tudo em cada um dos doentes que lhes chegam às mãos, deitam braços diariamente a fazer tudo para os tratar da melhor forma, nem que seja à custa de um enorme rombo no saldo do próprio telemóvel ou da cedência de muitas horas do tempo para a família. Fui um orgulhoso membro da tira B, onde observei e absorvi o verdadeiro espírito de dedicação, o prazer do diagnóstico, a alegria do sucesso, a aceitação do insucesso, e acima de tudo o verdadeiro espírito de equipa. Em suma, a verdadeira essência da Medicina em todo o seu esplendor. Mas, mais que tudo isso, tive o privilégio de estar com verdadeiros seres humanos, que me fizeram ter por inabalável a certeza que a Medicina não precisa de ser fria, calculista e desumana.

À tira B: Como vos disse já, apesar de me ir embora levo-vos comigo. Levo-vos acima de tudo como amigos e mestres, e espero saber ter o bom senso de levar comigo a vossa maneira de trabalhar e o vosso amor pela profissão (que mais que mera profissão é uma causa). Como diz a justasoul, "odeio-vos" profundamente... Até já.

quinta-feira, 23 de março de 2006

Às voltas...

... com casa nova,
... com cidade nova,
... com hospital novo,
... com especialidade nova,
... com vida nova.
E sem tempo para o blog...

Voltarei em breve...

sábado, 11 de março de 2006

Desabafos da Rita

A Notre-Dame à noite


Aqui estou eu, numa iniciativa inédita na blogosfera... Bom, se calhar não é inédita mas achámos que seria original. Aproveitando a visita do JC e da sua mariamadalena à Cidade-Luz, resolvemos fazer um cruzamento entre os nossos blogs. Para mim e para o Zé, é óptimo poder receber bons amigos na nossa casa. Apesar de gostarmos muito de cá estar, as saudades apertam, o que torna estas visitas muito especiais. Além disso, percebi que a melhor maneira de descobrir uma cidade é quando servimos de guia para os amigos. A Notre-Dame foi uma das primeiras paragens deste fim de semana e acho que esta fotografia do JC permite ver toda a sua beleza. Obrigado aos dois pela companhia e espero que Paris vos apaixone tanto como a mim.



Rita

sexta-feira, 10 de março de 2006

Informação importante

Amanhã mudo de casa. Será de vez? Cenas dos próximos capítulos em Paris e eu.
(tinha que fazer uma cena dramática, senão não estaria de acordo com alguém que gosta tanto de cinema como a Rita...)

segunda-feira, 6 de março de 2006

Conseguimos!!


Vou ser Pediatra...


... e a minha mariamadalena Ginecologista-Obstetra!

Fotos de Anne Geddes Posted by Picasa

domingo, 5 de março de 2006

Onde me levas? (2)


Posted by Picasa

Amanhã de manhã vamos decidir que especialidades médicas iremos exercer no futuro...
Até amanhã!!