segunda-feira, 25 de julho de 2005

Maldades

Tenho estado a trabalhar no Puerpério. O Puerpério é o serviço onde são internadas as recém-mamãs e os seus recém-nascidos antes de terem alta do hospital. E, uma vez que estou a estagiar na Pediatria, o meu trabalho consiste em observar recém-nascidos. Aquelas que já são mães sabem bem do que falo... Eu sou aquele que diz "Bom dia mãe" e depois desata a virar o crianço do avesso, a faz berrar em plenos pulmões, ausculta, vira, palpa, vira, tira a fralda, estica as pernas, encolhe as pernas, põe a fralda, senta, deita, vira... Enfim... O objectivo é saber se está tudo bem (dentro de certos limites, claro) com o bebé. E depois, quando algo não está perfeito, tenho feito algo que julgei nunca vir a ser capaz: tirar sangue a recém-nascidos... De facto não é nada fácil, não só em termos emocionais mas especialmente do ponto de vista técnico. Naturalmente, as veias das criaturas são à sua medida: minúsculas. Mas enfim, com prática tudo se faz.

Daqui se explica o meu silêncio nos últimos tempos: tenho apanhado quase só crianças saudáveis - uma excelente vertente da Pediatria. E ainda bem que é assim...