segunda-feira, 19 de setembro de 2005

SO

12 horas apenas. São suficientes para muita água correr debaixo da ponte. E muitos doentes passarem pelo Serviço de Observação (vulgo SO). Fora as 8 altas que conseguimos dar (que rapidamente serviram para internar mais doentes), fizemos duas transferências para o serviço. Outra vaga surgiu de uma forma mais triste, um velhote muito velhinho despediu-se do mundo em silêncio. Uma senhora com 100 anos (que não tomava um único medicamento!!!) faleceu alguns dias após um AVC extenso. Numa sala mais escondida estavam dois homens que a sociedade deitou fora (ou que deitaram fora a sociedade?). Com SIDA, e com todas e mais algumas das suas complicações, decorrentes principalmente do facto de ignorarem as medicações prescritas e continuarem a utilizar drogas endovenosas (ao fim e ao cabo escolhem as drogas deles sobre as nossas...). Uns casos são simples (de diagnosticar, não de tratar), como o AVCs e as Pneumonias, e outros mais complexos. Alguns baralham-nos os diagnósticos, deixando-nos por vezes às voltas. Tentando ajudar e lidar com as situações o melhor possível.
No meio do rebuliço chegou um homem com um provável enfarte. A confirmar-se o enfarte, era o terceiro... Estava consciente, mas muito queixoso. Estava a entrar em choque (o coração já não é capaz, no choque, de bombear o sangue adequadamente), e as medidas para equilibrar a delicada balança onde o homem se encontrava não iriam durar para sempre. Entretanto, enquanto os meus colegas administravam fármacos e mais fármacos, eu fiz-lhe um ECG. Tinha de facto um enfarte, e parecia ser extenso. Rapidamente foi colocado na ambulância, para ser transferido para um local com uma unidade de angiografia (para "desobstruir" a artéria lesada) a funcionar, da qual precisava. Com ele foi um colega meu e uma enfermeira. Acabei por não saber o que lhe aconteceu, mas suspeito que o desfecho não tenha sido feliz...
A chegada do "directo" (falamos assim dos casos emergentes, pela entrada "directa" no hospital) com o enfarte interrompeu o trabalho do SO, que logo retomou o seu rumo à saida da ambulância. Um outro enfarte, esse já com alguns dias de evolução, estava a recuperar no SO. Um desfecho provavelmente diferente, felizmente, do anterior.