quinta-feira, 5 de maio de 2005

Banco de Cirurgia

Hoje fiz Urgência de Cirurgia Geral. Foi uma urgência calma, não houve muita agitação. Entre um corte no dedo feito com uma varinha mágica, um corte na cabeça feito por um cano de esgoto e uma pedrada valente na cabeça não houve trabalho a sobejar.
O caso mais stressante foi o de uma rapariga de 16 anos que tinha sido atropelada. Felizmente não apresentava lesões muito graves, para além de um traumatismo craniano ligeiro. Vai, no entanto, ficar com uma cicatriz jeitosa na testa... Ainda assim teve sorte, não parecia ter fracturado nada e não tinha lesões evidentes de órgãos abdominais. Apanhou um grande susto, isso sim...
O caso mais assustador, do ponto de vista sociológico, resultava de uma discussão banal. Quem não assistiu já (ou esteve até envolvido numa) a uma disputa de lugar de estacionamento? Pois bem, esta não teve um resultado nada simpático... Um dos envolvidos resolveu agredir o outro com uma faca grande (descrita por quem presenciou como uma catana), de um só golpe. Fez-lhe um corte da orelha até ao queixo por onde se espreitava para dentro da boca... Muita sorte tinha ele em ter bochechas gorduchas, pior seria se assim não fosse... Claro que, uns centímetros abaixo, e tinha-lhe cortado o pescoço... O trânsito em Portugal é uma selva, de facto... Assustador!!