terça-feira, 30 de novembro de 2004

O Clínico Geral (1)

O Clínico Geral, esse tão incompreendido pela sociedade em geral e pelas restantes especialidades médicas, é o mais importante médico para qualquer sistema de saúde (seja o SNS o melhor exemplo). Por isso lhe dedicarei concerteza vários posts, e por isso numero este post como "o primeiro".

Começo por explicar, porque assim é devido, que o Clínico Geral é o Médico de Família. Essa é a designação mais correcta. Porque, se de facto aborda o doente em todas as suas vertentes e toda a sua multipatologia, aborda o doente inserido num grupo familiar, com toda a carga social que tem a família. A especialidade designa-se "Medicina Geral e Familiar" (MGF).

O segundo ponto a sublinhar é que sim, a MGF é uma especialidade! Criada no início dos anos 80 em Portugal, há muito que a Clínica Geral deixou de ser o "saco" para os médicos que não tiravam especialidade! Hoje em dia a formação específica da MGF é de 4 anos. Por isso nunca mais perguntem aos vossos amigos "jovens médicos": "Vais tirar uma especialidade ou vais para Clínica Geral?!"

O Médico de Família é de todos o que trabalha mais perto da população, nos Centros de Saúde, e é capaz de responder por si a 90% (!!!) dos problemas de saúde apresentados pelas pessoas! Os restantes 10% são referenciados às especialidades hospitalares. Muitos desses problemas não são verdadeiros problemas de saúde (no sentido mais estricto do termo), mas sim problemas sociais, problemas de relacionamento familiar, problemas psicológicos, etc... E o Médico de Família tem que ser capaz de abordar o doente como "portador de doença", como indivíduo, como membro de uma família, como elemento da sociedade!

No entanto a sociedade e as restantes especialidades médicas continuam a encarar a MGF como a medicina "menor" e mais ignorante...