quinta-feira, 14 de abril de 2005

Ao desafio

O meu amigo scrubs deixou-me aqui um desafio que tem caminhado qual "tantra mágico com mil anos" pelo mundo da internet. E sabe que me deixou um desafio grande, tendo em conta a altura da vida em que me encontro... Mas vamos lá ver como me safo no teste!!

Não podendo sair do Fahrenheit 451, que livro querias ser?

Hum... "Como água para chocolate". A magia de um amor "explosivo" e guloso contentar-me-ia(á) para a eternidade.

Já alguma vez ficaste apanhadinho (a) por uma personagem de ficção?

A verdade é que em puto era louco pelo "Superman". Chegava a sonhar que era capaz de voar, e passeava pelos sítios que conhecia na altura com uma perpectiva aérea. Tenho saudades desses sonhos, sentia-me muito livre. Provavelmente a vida vai-nos dando lastro e deixamos de ser capazes de voar... Mesmo nos sonhos...

Qual o último livro que compraste?

Para oferecer: o "novo" do Dan Brown. Gostei do "Código Da Vinci", na perpectiva do romance viciante que é (e isso nem os mais avessos lhe tiram...). A perspectiva religiosa a mim passa-me um pouquinho ao lado.

Qual o último livro que leste?

Gostaria de responder "Harrison's Principles of Internal Medicine", significava que já o tinha lido. Mas é mentira. Para mal dos meus pecados. Caramba, foi o "Código Da Vinci"... Há uns meses... Vida de cão...

Que livro estás a ler?

Ininterruptamente, desde há cinco meses atrás, com muitos mais ainda pela frente, sem perspectiva de melhoras: "Harrison's Principles of Internal Medicine". Está na secretária, na pasta que levo para todo o lado, está na mesa de cabeceira. Antes fosse por "não o conseguir largar". O problema é que não posso...
Se considerarmos os livros que tenho a meio (desde há uns tempos): "O Outono do Patriarca" do Gabriel García Marquez e vários livros do Saramago. Tenho um problema com o Saramago: eu envolvo-me de tal forma nos livros que fico ofegante, num misto de delirium, síndrome psicótico e estado confuso-onírico em dez minutos. Assusto-me de tal forma, quando volto a mim, que tenho dificuldade em voltar a pegar-lhe. É uma questão pessoal. Eu vivo muito intensamente os livros. Persisti, tenho 3 Saramagos a meio...

Que livros (cinco) levarias para uma ilha deserta?

Cem Anos de Solidão - Gabriel García Marquez (Fabuloso)
A Casa dos Espíritos - Isabel Allende (sim, adoro livros sul-americanos)
O Senhor dos Anéis - JRR Tolkien (li-o aos 13 anos, aproveitava para o reler)
Em Nome da Terra - Vergílio Ferreira ("the meaning of life")
Um enorme compêndio de Poesia Portuguesa, o mais completo que encontrasse.

A quem vais passar este testemunho (três pessoas) e porquê?

Ao Ice
Ao Sr. Padre
À Emiéle