terça-feira, 3 de maio de 2005

Laparotomia exporadora

Finalmente começou o meu estágio na Cirurgia. Hoje estive a ajudar numa laparotomia exploradora. Laparotomia significa, basicamente, "abrir a barriga", e exploradora porque pretende explorar o abdómen para esclarecer um diagnóstico (com observação directa, biópsias) e eventualmente fazer alguma manobra terapêutica cirúrgica necessária.
O caso era dramático. Pressuponha-se que a laparotomia exploradora fosse breve, porque era provável que se tratasse de uma neoplasia já num estadio inoperável. Trata-se de uma mulher de 55 anos que há uma dezena de anos atrás descobriu uma neoplasia do sistema nervoso periférico (Schwanoma...), dentro do abdómen. Dez anos depois de estar aparentemente curada começou a sentir dores abdominais difusas, o abdómen aumentou de volume (por ascite, como no post anterior), e perdeu peso de forma relativamente rápida. Os exames complementares de diagnóstico não foram muito esclarecedores em relação à causa, mas detectavam a existência provável de várias massas no abdómen.
E assim foi. Abrimos, olhámos, palpámos, biopsámos e fechámos. Tinha todo o aspecto de se tratar de várias metástases entre os órgãos do abdómen, situação chamada "carcinomatose peritoneal". E agora? Muito pouco podemos fazer. Neste momento esperamos os resultados, se bem que já sabemos o que vão dizer...